quarta-feira, 22 de junho de 2011

Minha opinião sobre filmes de Herois


Em minha opinião hoje se tem falado muito em filmes de heróis como um todo. Como ex temos os filmes do Homem Aranha, apesar de terem ganhado muitos prêmios, e terem bilheterias monstruosas ficaram a quem do que o personagem representa (ao menos em minha opinião, que fique bem claro), principalmente por não ser nem de longe fiel aos quadrinhos. Já outros filmes que eu achei simplesmente espetaculares, tendo em vista que foram baseados em HQs, são mal vistos (às vezes com razão) pelo grande público e pela critica não especializada em quadrinhos.

Mas uma coisa é certa, o filme sendo bom ou ruim, sempre tem algo que se destaca, principalmente se esse algo e a atuação brilhante de atores que realmente fazem os fãs acharem que estão diante do personagem retratado.
E aqui vai a minha impressão, o que os atores me passaram de bom ou de real nesses papeis.

(Obs: não farei nenhuma menção além desta aos tenebrosos filmes do Batman dirigido por Joel Schumacher e nem a ridícula Mulher Gato de Halle Berry que cá entre nos mal convence como Tempestade).

 

Uma interpretação que achei legal foi a do Dr. Octopus (Alfred Molina) de Homem Aranha 2. A franquia não é fiel as historia das HQs como já disse, mas o Octavios me passou uma credibilidade que nenhum outro personagem em toda a trilogia demonstrou; realmente fazendo os fãs (EU) acreditarem que estavam vendo o Dr. Octopus e não o Alfred Molina vestido de Dr. Octopus.
 
Tenho que confessar que não conheço a Marvel muito bem e que ate hoje só li uma revista do Justiceiro, porem, o filme The Punisher de 2004, pra mim é a melhor adaptação cinematográfica feita de um personagem da Marvel. Todo o clima do filme, os personagens, bem; tudo no filme me fez pensar naquela única revista que li literalmente no século passado. Não sei o porquê fizeram um novo filme com um novo começo para o Justiceiro, mas sei que esse novo não é nem a metade do que o primeiro foi!




Diferente do Pingüim de hoje, um empresário legalizado, dono da casa noturna mais badalada de Gotham, que também é fachada para crimes de lavagem de dinheiro para a máfia, trafico de influência e contrabando, entre outros, o Pingüim de Danny DeVito era sujo, com dentes podres, e se me lembro bem um site o descreveu como repulsivo bem diferente do Pingüim bem vestido que conhecemos. Mas o Pingüim de Batman - O retorno é bem parecido com o original lá de 1941, com uma índole assassina. E mesmo assim o DeVito colocou nele uma dignidade ao atuar, e um sentimento que realmente me impressionou. Ainda me corta o coração ver a sua morte. Com Danny DeVito como o Pingüim temos um dos melhores vilões já encenados neste gênero no cinema de todos os tempos!


Vou reafirmar que não conheço a Marvel muito bem, por isso me apedrejem aqueles que não me concordarem (é figura de linguagem, solta essa pedra ai ô moleque!), mas eu gostei do Ben Affleck como Demolidor. É um filme que ate mesmo quem conhece minimamente a Marvel sabe que tem erros como a Electra, o Rei do Crime e outros erros que um fã da Marvel pode te dizer melhor que eu, mas o pouco que conheço do Demolidor foi alcançado por Ben Affleck.



 Bem (me disseram) que a Marvel tem em suas fileiras um filme tão definitivo quanto o Batman Begins da DC: Iron Man.E com certeza é um filme bom, digo isso porque eu odeio o Stark mas gosto da armadura e esse é exatamente o sentimento que ele me passa.

 
 
E dentro desta franquia temos Samuel  L. Jackson perfeito como Nick Fury(o Nick moreno, se fosse o branquicelo teria que ser o Bruce Willis). No futuro filme dos Vingadores ele vai roubar a cena.



 Hulk esmaga! Gosto dos dois filmes do Hulk, não da pra falar da atuação do ator que faz o verdão mas da pra ver nitidamente a melhora do CG.

Em meados da década de 90 não sei bem em que emissora, mas creio que tenha sido na infelizmente extinta rede Manchete, eu vi a nova geração de uma das minhas series preferidas. Jornadas nas Estrelas tinha como capitão um ator que nasceu para fazer outro papel. Imediatamente liguei para um amigo meu, fã doentio do universo Marvel, que escutou a minha “profecia” 'se um dia fizerem um filme sobre os X-Men o Cap. Jean-Luc Picard será o Professor Xavier. ' Perdi contato com esse amigo durante os anos após o ensino fundamental, porem em 2000 recebo uma ligação. No sábado após a estréia do filme X-Men. Ate hoje esse meu amigo me chama de profeta. Mas Patrick Stewart realmente tinha que ser o Xavier. Na época não tinha outro. (Se bem que agora eu ficaria em duvida entre o Cap. Jean-Luc Picard e o John Locke[Terry O'Quinn ]de Lost).
Outro personagem da Marvel que eu não conheço direito é o Thor, porem gostei do ator que o interpretou no Cinema. O que eu conheço sobre Thor pode-se resumir em apenas 2 desenhos animados: Vingadores e Vingadores 2. Mas o Thor do filme realmente me convenceu. Eu vi o Thor e não um ator vestido de Thor.

Dois personagens dos quais não podem deixar de falar: Lucius Fox e Alfred Pennyworth.
Na revistas Lucius Fox é o diretor das Empresas Wayne e cuida de tudo no lugar do Bruce. Porem como o que mais interessa são as “baladas” mascaradas dele Lucius Fox sempre é um personagem mais apagado. Porem nesses novos filmes o Sr. Fox tem um papel de destaque vivido por Morgan Freeman, que estava incrível.
 
 Já o Michael Caine como o Alfred foi o melhor mordomo já retratado! Não tenho mais nada a dizer.

Outros dois seres que estão muito bem representados no cinema são Wolverine e Magneto.

O Wolverine foi um achado, não existe outro ator capaz de dar vida ao personagem alem de Hugh Jackman. Repito ele foi um achado.


Já o magneto do último filme, o Primeira Classe é o Magneto. Em todo o filme (que para mim foi mais um Magneto Begins), deixa bem claro quem é o Magneto, e mais, ao contrario do Charles, o ator do Magneto realmente encarou o personagem com a realidade devida. Depois de Wolverine esse pra mim é a melhor personificação de um personagem da Marvel!


Porem os melhores exemplos de atores que passaram credibilidade, pra mim são os baseados na franquia do Batman.
Eu já citei o excelente trabalho de Danny DeVito, como o Pingüim. Mas temos mais.
Um deles é Rha’s AL Ghul.
Eu temia a explicação que dariam de seu envelhecimento reduzido, mas do jeito que deixaram no filme agradou aos fãs (eu), e deixou a historia compreensiva para quem nunca ouviu falar do Rha's. Alem disso o ator fez muito bem o seu papel. Realmente o Lian Neeson é o Cara para ser o Rha’s (e dizem que Rha's Al Ghul fará uma participação no próximo Batman!)


Outro bom personagem franquia foi o Espantalho. E sem duvida foi uma surpresa. Há exemplos em filmes da DC, Marvel e Image da falta de credibilidade que os atores passam em personagens de alta complexidade como o Espantalho, mas o Espantalho do Cillian Murphy é simples,vai direto ao ponto, e ao contrario de outros filmes com muitos personagens ele foi na medida certo, para se destacar sem ser forçado, tendo um papel relevante no filme sem passar por ridículo como tantos outros. Além disso, esse foi um dos poucos vilões que eu realmente queria ver de novo. 


O Espantalho de Batman Begins está entre o top 5 dos melhores vilões de HQs personificados no cinema.
Duas palavras, duas índoles, duas personalidades, Duas Caras. Depois do Coringa o Duas caras é o meu vilão preferido do Batman. E Com toda certeza o terceiro melhor vilão de HQs já retratado pelo cinema. Desde a sua amizade com o Bruce e a origem de sua deformidade, esse foi o único personagem, além do próprio Batman que o diretor retratou a origem, e talvez seja o único erro dele (se o Harvey Dent tiver mesmo morrido). Porém esse sim é um Duas Caras de respeito! Este papel foi vivido no cinema por 3 atores mas o único que merece menção é  Aaron Eckhart.

O melhor herói: BATMAN
Digo que os dois últimos filmes do Batman são os melhores porque são os mais bem trabalhados, onde o conjunto foi muito bem pensado, sem piadinhas infames, com elenco e produção que levaram a serio o que estavam fazendo, a ponto de elevar o nível de todas as franquias, baseadas em heróis posteriores, ao estatus de BONS FILMES e não e caricaturas do que roteiristas e desenhistas fazem de forma seria e compromissada com a excelência e qualidade!
E no meio disso tudo temos Christian Bale, fazendo o papel de Bruce Wayne-Batman. Até agora e com certeza por muito tempo, o melhor interprete do personagem!  Pode-se compará-lo com o Hugh "Logan" Jackman, Christian "Wayne" Bale é o Batman e acabou.
Se milagrosamente o filme da Liga da Justiça sair da gaveta e Bale não for o Batman vocês irão entender o que eu digo (ou eu terei queimado a língua bonito). 
Agora os dois melhores vilões de todos os tempos entre os filmes de personagens baseados em HQs é os ‘’Coringa’’.

Entre 1989 e 2007 pra mim o melhor vilão que existia era o "tio" Coringa de Jack Nicholson. Ele representa o melhor do Coringa. O "bom" humor, a paixão, bem, ele é o melhor do Coringa. Não tem  não gostar de alguém como ele, como aquele Coringa ,mesmo ele sendo o vilão da historia. Literalmente esse Coringa me MATA de rir.
Já o Sr. Coringa de Heath Ledger representa a outra face. O Coringa assassino, inteligente, manipulador. Um  Coringa mais realista. O Coringa de Jack Nicholson "roubou" a cena se tornando o perfeito oposto do Batman de 1989, assim como o Coringa de Ledger "roubou" a cena de Batman Dark Knigts por ser o real oposto  do Batman de um filme encarado com ares mais realistas.

Em fim esses é o meu parecer dos Personagens que mais se destacaram entre os filmes baseados em HQs.
Vamos ver futuramente os novos filmes baseados na nona arte.
 Os proximos serão Lanterna Verde;
e Capitão America.
Será que alguém irá entrar nesta lista?
É isso.
Até!

Um comentário:

  1. Oi! adorei sua colocação para os personagens e posso dizer que concordo com você plenamente, adoro Marvel, super heróis e tudo relacionado.
    Eu tenho um blog passa lá www.fofok-aki.com, é meio fresco! kkkkk

    ResponderExcluir