terça-feira, 9 de julho de 2013

Podcast – Programas Pessoais sob Demanda


Faaaaaaaaaaaaaaaaaaaaala Nerdaiada!!!!!!



Estou aqui novamente depois de 2 séculos sem postar. Provavelmente perdi todos os leitores (todos os dois) deste blog, mas ainda estou vivo.

Hoje escrevo sobre o meu novo passatempo para “passar” por esse transito caótico de BH, e algumas das minhas raras horas de ócio:  Os PODCASTS.

(Se você não sabe o que é podcast veja o que o Professor Wikipédia fala)

Descobri esses programas de rádio na internet por acaso. Um belo dia estava ouvindo um programa de radio tradicional, que falava sobre nostalgia dos anos 80 e 90, e os radialistas se esqueceram do que os Nerds do filme a Vingança dos Nerds, costumavam dizer e eu falei em voz alta o nome da Fraternidade/grito de guerra deles: Lambda, Lambda, Lambda! Com isso um colega de trabalho me perguntou “você esta ouvindo o Nerdcast?”.

Depois disso o assumidamente Nerd Willian (Que a força lhe de uma vida longa e prospera) me falou sobre esse podcast.

Já conhecia o site Jovem Nerd mais nunca havia procurado saber o que era esse tal de Nerdcast. Bem, baixei um tema que me interessava, gostei. Baixei outro, gostei ainda mais, mas não entendia as piadas internas, ate que decidi que ouviria todos os, na época,305 eps. do podcast.Redescobri um mundo de interesses que com o tempo e a vida atribulada havia deixado de lado (pero no mas).

Depois de escutar os ate o momento da postagem 370 Nerdcasts, eu precisava de mais.

Com uma pequena pesquisa no sr. Google descobri o MDM e MRG, e outros. Dentro dos links e citações deles achei muitos outros.

Hoje escuto além dos já citados, o OtakologiaCast,  QuadrimCast, ArgCast, TelhaCast, NossoCast, Radio Gagá( cria dos extintos Download podcast e Discada Podcast que infelizmente encerraram as atividades), Monalisa de Pijamas ( que infelizmente encerou as atividades), WerGeeks, Escriba Café, o Pixel Coffee, Beba com Moderação, ThanderCast,  Rapaduracast, Transmissão Fantasma, Quadrante Alfa, Paranerdia, Pipoca e Nanquim, Comicpod, Vida Beta Cast, Afogados no Sofá e PodCafé, 99 Vidas, a Franquia Jurassicast,  alguns episódios de Medo C (que também morreu, ao que parece),  mais recentemente o Projeto X,  AFS, o UnitedCast, Lagcast, além de alguns que tenho certeza que esqueci, e ainda busco por novos.(Um que gostei muito de ouvir outro, mas parece que encerou as atividades, o Banana Atômica, um ótimo podcast mais já não é postado novos episódios há alguns meses.)



Mas dentre todos os Podcasts que acompanho tenho logico os meus preferidos, que são aqueles que espero ansiosamente um novo post. E posso reduzir a lista em um top 6:

  

O Rapaduracast
– O podcast do portal Cinema com rapadura é o cast ideal para quem realmente gosta de cinema. Da para sentir a paixão dos participantes ao falar de cada detalhe dos filmes, das atuações, enfim, de tudo o que envolve o maravilhoso mundo do cinema. É ainda tem o RapaduracastPlus, que fala sobre as estreias da semana e noticias, (pelo manos antes da reformulação).
É difícil recomendar um ep. especifico, aconselho que procurem um post de um filme que goste e divirta-se. Mais também pode começar pelos episódios recentes que estão bem próximos dos lançamentos e assuntos atuais, ex. o de detona Ralph, muito bom, o recente de Duro de Matar Excelente!



A franquia MRG – Matando Robôs Gigantes- são 4 Podcasts com temas específicos de Games, Quadrinhos, Cinema e Noticias que saem no site do Jovem Nerd e no site velho, baixem que vocês entenderão. E às vezes tem ep.de livros. Recomendo o de quadrinho, que fizeram de One Piece. Uma curiosidade: as parodias feitas no inicio dos eps. são hilárias!



O QuadrimCast - Como o nome já diz fala sobre quadrinhos, um dos melhores, se não o melhor do tema. Pois assim como o Rapaduracast, eles detalham ao extremo os temas abordados. Recomendo os sobre Tintin, e claro que é uma recomendação pessoal, ou um mais recentemente como o sobre Reino do Amanhã.




O Transmissão Fantasma
- Muito bom e bem humorado, o podcast do site Cruzador Fantasma, também traz assuntos diversos sobre cultura pop, mais com um diferencial, o fantasminha – baixe que você entenderá. Recomendo o sobre a Turma da Mônica.





O OtakologiaCast - O MELHOR podcast de cultura oriental, Otaku, animes e afins que conheço. É como se um Nerdcast para otakus. E recomendo muito o episodio 17 de aberturas em português. Disseram no post que foi feito as pressas, mas eu duvido, até agora para mim foi o melhor!





E o Nerdcast, claro!O Nerdcast é realmente meu preferido, isso porque, por mais que os outros sejam excelentes, o Nerdcast consegue ser superior, talvez seja pelo tempo em de existência, ou o entrosamento entre os participantes. Mas é provavelmente por ser o primeiro que escutei.Bem, assim como o RapaduraCast, o Nerdcast tem dezenas de episódios que posso considerar como preferidos, fica ate difícil indicar um. E mais fácil você ir até lá e escolher um assunto dentro dos temas principais, como Historia, Ciência e vários outros. Tem alguns com áudio – dramas incríveis  outros com especialistas, os chiliques (e panos quentes) do Jovem Nerd e o mau humor do Azhagal são impagáveis. Agora se você gosta de RPG baixe a Trilogia em que os participantes jogam uma partida animadíssima. São de longe os melhores episódios do acervo Jovem Nerd.

Além dos meus 5 Podcasts preferidos, onde citei alguns dos casts mais marcantes, para mim, existem alguns episódios de outros Podcasts que merecem algo mais que uma menção honrosa, merecem que sejam baixados e ouvidos assim que possível, de preferência intercalando com todos os meus 5 preferidos. São esses:


Escriba Café LXXIX – O Assassino do Zodíaco: Uma pesquisa incrível proporcionou um podcast muito bom, na realidade ainda não ouvi todos os Escriba Café, mais ate agora ainda não me decepcionei com nenhum.



Os episódios da série Coisas que dão Medo, do podcast Monalisa de Pijamas: São 6 episódios oficiais além dos extras. Escute sozinho à noite e no escuro, se tiver coragem...


O  ep. 26 do AFS, Anime Freak Show, sobre Beck: Emocionante principalmente para quem é fã de verdade desse anime, assim  como foi um dos participantes, e para mim.


Os eps 22, 23 e 54 do Paranerdia: Os dois primeiros são sobre os tokusatsos que passaram no Brasil, muito bom, e o ultimo fala sobre o 35º tokusatso no estilo Super Sentai lançado no Japão, Gokaiger que homenageia todos os 34 super sentais anteriores, simplesmente nostálgico.

  

E por fim o Jurassicast – Elo Perdido 11 –  O Cavaleiro das Trevas de Frank Miller: Um dos melhores episódios de podcast que já ouvi. Com um excelente áudio-drama sobre a revista, com a voz do dublador oficial do Batman dos desenhos, Márcio Seixas, e é interessante escutar após assistir a animação O Cavaleiro das trevas que a DC/Warner lançou. Os áudios-dramas são incríveis. Mais que vale a pena, se você é fã de Batman tem que ouvir!

Bem é isso, peço que me desculpe por não comentar tanto quanto deveria e agradeço a todos aqueles que fazem os Podcasts que ouso, diminuindo um pouco a agonia das horas que passo no transito, com diversão e informação, e obrigado também por me fazer parecer um louco rindo sozinho no fundo do ônibus!

Bem, é isso.Até!


Lista de links dos Podcasts citados:





Nenhum comentário:

Postar um comentário