quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Eu Quero Acreditar, Mas Será Que a Verdade Está Lá Fora?


Estive pesando sobre esse assunto, as Lendas Urbanas. Eu sei que não é verdade, ou pelo menos não parece ser. Pois bem, pense comigo, em que situações elas acontecem? Ou as pessoas estão sozinhas ( e assim não podem ser “contrariadas”) ou em pequenos grupos ( assim um é a prova do outro).
Agora se pergunte: em pleno século 21, onde uns 85% da população mundial tem celulares que tirão foto, câmeras digitais de altíssima resolução e câmeras de vigilância apontadas pra tudo quanto é lado, como é que NINGUÉM consegue uma prova definitiva de que algo assim existe?
Por exemplo, tem a lenda do motoqueiro negro em uma das estradas da região metropolitana de Belo Horizonte.
Diz a lenda que quem passa sozinho numa estrada que vai de Belo Horizonte para Sarzedo vê em seu retrovisor um farol de motocicleta e esse motoqueiro faz de tudo para te alcançar e que quando te alcança fica bem perto de você como se fosse passar por cima. Depois de algum tempo assim ele te ultrapasa e faz uma fechada que a pessoa perseguida faz em seguida, e o motoqueiro some! Não há onde ele se esconder, e mesmo se tivesse lugar, não haveria tempo para se esconder. Tudo o que tem é uma cruz à beira da estrada.
Bem, essa lenda urbana é uma daquelas que só quem viu pode dizer o que viu. Mas quem pode acreditar sem provas?
Daí você se pergunta, “e aquelas lendas que mais de uma pessoa presencia?”
Veja esse outro exemplo:
Um grupo de amigos durante as férias escolares decide entrar na escola. Haviam brincado de “Verdade ou Desafio” e o último que preferiu o desafio foi mandado ir até a escola, até o pavilhão mais alto e ascender a luz da sala mais distante e fugir antes do vigia chegar. Assim lá foram eles. Dos 6 amigos um ficou em baixo na escola vigiando o vigia noturno, há qualquer sinal dele esse observador deveria assoviar. E os restantes subirão os quatro andares daquele pavilhão. No corredor não se dava para ver um palmo, e o desafiado já no primeiro passo desapareceu na escuridão. Depois de alguns instantes a luz da última sala se ascendeu iluminando parcialmente o corredor. Mas na parte de fora da sala havia uma figura escura que estava imóvel. Totalmente de preto, sem nenhuma parte distinguível, apenas dava para notar uma silhueta humana. Por um momento os 4 que estavam na escada observam aquele ser negro, achando que era aquele que acenderá a luz, mas não era, e isso ficou evidente quando ele saiu da sala e “passando” pelo vulto. Aqueles que estavam na escada correrão como se suas vidas dependessem disso, seguido pelo que acendeu a luz. Ao se encontrarem já do lado de fora da escola, os que estavam na escada disserão o que virão, porém o que ascendeu a luz não vui nada mas sentiu um cala-frio quando saiu da sala. Mas aquele amigo que não entrou no pavilhão afirma que pela janela viu 3 pessoas na sala, seu amigo que ascendeu a luz e 2 vultos negros que pareciam já estar na sala quando a luz foi ascensa, e que sairam da sala depois de seu amigo. Essa lenda ficou conhecida como O vulto.
Agora neste caso um grupo viveu a lenda, mas isso não é prova que isso aconteceu da verdade, já que eles podem muito bem ter combinado dar apoio um ao outro. Em outras palavras ela é auto-confirmada.
Esse tipo de historia pode causar algum tipo de fascínio ou até certa medida de terror em quem a lê ou escuta, mas ainda fica a duvida : Aconteceu mesmo?
E que dizer daqueles que veem OVNIs, Ets, monstros no lago Ness, e outros seres? E o Chupa-Cabras? Cadê o Pé-grande, o Abominável Homem-das-Neves ou o Mapinguari? Por algum motivo eles não fizeram a sua grande estréia, a aparição publica ou porque ainda não encontrarão a grande e incontestável prova de que todos nós precisamos para acreditar piamente que eles existão.
Porém aí vai alguns fatos que chamão a atenção:
Como já disse a privacidade praticamente acabou pelo numero de câmeras existentes hoje no mundo e mesmo assim os relatos de aparições de discos voadores, animais estranhos e lendas urbanas tem diminuído.
Eu quero dizer que como em 2008 com todos os recursos que temos não se cria prova que esses fatos são reais?
Mas há uma outra linha de raciocínio: Alguns animais só foram descobertos recentemente. Alguns que foram tachados como lenda ou Criptozoologia agora são reais e ate podesse ve-los em Zoológicos. Alguns exemplos:
Um navegador cartaginês,Hannon descreveu que sua viagem, encontrou o que considera serem pessoas selvagens e peludas numa ilha da costa ocidental africana na área da atual Serra Leoa (cerca de 480 a.C.). Três fêmeas foram capturadas e as suas peles levadas para Catargena. Mas só em 1847 o medico e missionário americano Thomaz S. Savage descreveu o gorila-do ocidente pela primeira vez. Um animal daquele tamanho ficar sem menção nas paginas da historia por uns 2000 anos!
E tem a lua-giganta e a lula-colossal, hoje os maiores invertebrados do mundo e menos de 100 anos eram considerados lendas do mar. Assim até podemos esperar novas descobertas em algumas áreas mas mesmo assim ainda fica a pergunta: o que mas se pode provar hoje em dia? Eu quero acreditar, mas, a verdade está lá fora?
Ou será que Sir Arthur Conam Doyle estava certo ao dizer que "Quando você elimina o impossível, o que sobra por mais incrível que pareça só pode ser a verdade.” Bem cabe a cada um de nos verificar o que é a verdade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário